3 de setembro de 2010

Vidigal recebe apoio dos gestores das escolas de Imperatriz


O candidato ao senado pela coligação O Povo é Maior, Edson Vidigal (PSDB) recebeu o apoio nesta quinta-feira da Associação dos Gestores das Escolas do Sistema Municipal de Educação de Imperatriz – Agesmi; entidade que reúne 147 gestores da rede municipal de educação. Vidigal esteve presente à sede da entidade acompanhado do seu segundo suplente, Lula Almeida e do candidato a deputado estadual, Carlinhos Amorim.

- É de extrema importância o apoio de uma categoria como a dos professores, significa que as nossas propostas estão no caminho certo, pois cabe a eles formar criticamente as futuras gerações – disse o candidato.


Durante a reunião com os mestres, o ministro explicou a importância do Senado e reafirmou o seu compromisso com a educação. Além de advogado, ele é professor da UNB, em Brasília, e sabe das dificuldades que enfrenta a categoria e da sua importância na melhoria da qualidade de vida da população.


- A educação é transformadora e em todos os sentidos é ela quem faz o cidadão crescer na vida – enfatizou Vidigal, ele mesmo um menino que nasceu pobre e alcançou o posto mais alto da justiça brasileira, presidente do Superior Tribunal de Justiça, graças aos professores que teve na vida.


Na reunião, ele voltou a defender a criação da Universidade Federal do Sul e Sudoeste do Maranhão; e o desmembramento da Universidade Estadual do Maranhão, em universidades regionais.


Vidigal continua na região tocantina até sexta-feira, onde participa de caminhadas e reuniões com líderes comunitários e de trabalhadores.



Vidigal defende a criação da Universidade Federal do Vale do Tocantins


O candidato ao senado, ministro Edson Vidigal defendeu nesta quarta-feira em Imperatriz a criação da Universidade Federal do Vale do Tocantins. Vidigal entende que as regiões sul e sudeste do Maranhão não podem ficar dependentes de criação de campus universitários pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA, e Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.
- Há uma demanda de mercado e um grande número de jovens carente de oportunidades que somente o estudo pode oferecer; e as nossas duas universidades possuem orçamentos limitados que mal dão para suprir os cursos que elas já oferecem – diz o candidato.
Vidigal acredita que ao instituir uma universidade federal na região, estará criando condições para o seu pleno desenvolvimento, onde a mão de obra capacitada e melhor remunerada será formada por “filhos da terra”.
- Essa nova universidade oferecerá o ensino, a pesquisa e a extensão de acordo com a demanda da região, o que permitirá um crescimento ordenado pela Ciência e a necessidade do povo – explica.
O ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça também vai sugerir à bancada de deputados estaduais eleita em 2010, que apresente projeto na Assembléia Legislativa criando a Universidade Estadual do Sul e Sudeste do Maranhão, desmembrada da UEMA.
- Assim teríamos duas universidades, uma federal, cujo projeto apresento no Senado, e uma outra estadual, que é importante que seja regionalizada, a exemplo do que já fazem os estados da Bahia, com cinco universidades regionais e o Ceará, com quatro – avisa.
Vidigal participou de uma caminhada na Av, Jacó, em Imperatriz, onde recebeu o apoio de lideranças como os prefeitos Sebastião Madeira e Idelmar Gonçalves, de Açailândia. Além dos candidatos, Carlinhos Amorim (deputado estadual) e Hélio Santos (deputado federal).

Nenhum comentário: