6 de setembro de 2010

Deu no Rei dos Bastidores: Explode a luta popular na Hidrelétrica do Estreito


Caros amigos, acabo de chegar de mais um episódio da nada agradável novela que tem sido a Usina Hidrelétrica de Estreito.DSC01067 Pelo visto as coisas tendem a ficarem piores caso o consórcio empreendedor responsável pelas obras não se posicionar em relação aos enormes prejuízos sociais e ambientais decorrentes da mesma.

As barragens já expulsaram mais de um milhão de pessoas em todo o Brasil. Em média, 70% das famílias atingidas recebem pouco ou quase nenhum tipo de direito. A maioria das famílias tem como destino os lugares mais pobres das cidades, ficando sem emprego, sem terra e sem casa. Muitas vezes sobrevivemDSC01082 apenas do bolsa-família.

No caso de Estreito os problemas são maiores, visto que os ribeirinhos e pescadores não foram reconhecidos juridicamente como “atingidos” mesmo retirando seu sustento do Rio Tocantins. Segundo a lógica do CESTE (consorcio responsável pelo empreendimento), só é atingido legalmente quem possuir terra inundada. Há ainda a grave questão das praias e Territórios Indígenas.

Cerca de 600 pessoas, entre estas idosos, mulheres e crianças, estiveram a ponto de ocupar e montar acampamento dentro do DSC01054 canteiro de obras hoje à tarde. A manifestação foi contida, por algum tempo, pela tropa de choque da PM. Coincidentemente o quartel fica em frente. No entanto, o clima esquentava cada vez mais e as pessoas revoltadas se diziam dispostas a tudo para alimentar seus filhos. Um mal maior foi evitado depois que uma equipe técnica, dentre eles o gerente institucional do CESTE – Isac Cunha, se dirigiu ao grupo de negociação do Movimento, sob o olhar da polícia, e disse que até amanhã pela manhã o presidente do CESTE estaria negociando diretamente com os atingidos. Cunha entregou ainda um documento de ações de mitigação à coordenação do movimento.

Fiz várias imagens e até alguns vídeos que amanhã, sem falta, postarei em nosso blog. Farei também considerações mais detalhadas, baseadas nas falas dos atores sociais envolvidos. O movimento permanece acampado em frente ao canteiro de obras, portão principal.

Nenhum comentário: