28 de janeiro de 2011

A grande disputa de audiência entre Radio Clube e Marcone FM

Como se sabe as emissoras de radio de Açailândias estão passando por reforma em seus programas. E com isso, quem fica como cego em tiroteio é os ouvintes, pois muitos locutores trocaram de emissora, e fica aquela duvida, por que as vezes os ouvinte gosta de uma emissora, mais seu locutor preferido esta em outra e a indecisão toma conta.

Com isso os administradores estão tentando ganhar audiência em uma disputa acirrada entres as duas. O que nos resta é saber quem leva essa parada. Vamos aguarda e por enquanto confira as materias das 2 emissoras e suas mudanças;


Marconi FM contratou as principais atrações da radio clube

Açailândia - Ontem a diretora da radio Marconi fechou um pacote de contratações que vai deixar a concorrente radio Clube com dificuldades de manter a audiência, marconi fmtinha deixado a clube e ido para a concorrente o locutor Jailson Farias que dominava o horário da manha, agora a radio Marconi leva três dos das principais atrações da concorrente, Milton Cesar, Marconi Soares, e a grande dama e a voz das manhas do radio Açailandence Toninha Castro, cada um destes era líder de audiência no horário em seus programas, e ao meio dia quando se juntava Nilton e Marcone eram imbatíveis, tudo isso agora devera estar na radio Marconi FM, que está passando por um processo de renovação onde a máxima tem sido melhorar os programas para tomar a frente da Clube na audiência. A nova grade de programação entra no ar em fevereiro.
  • Nilton Cesar
nilton cezarVai estrear no mesmo horário de meio dia as quatorze horas horário que o locutor garimpou no radio já que não é horário nobre em sadio difusão e com toda irreverência do apresentador do programa policial consolidou o horário criando uma demanda por informação neste horário.
A emissora já contratou uma dúzia de outdoor, para espalhar por toda a cidade comemorando as contratações, e anunciando a estréia da nova grade de programação.
  • Marcone Soares
O gago deve continuar a parceria ao meio dia com Nilton Cesar, já que os doismarcone soaresfuncionam muito bem juntos, e além disto a emissora está estudando um outro horário onde Marcone faça seu programa solo como era feito na clube.
Já que o locutor gago tem uma audiência cativa nas manhas da cidade, tanto que nas ultimas férias do locutor os ouvintes aos montes ligavam para a radio perguntando quando Marcone voltava ao ar.
  • Toninha Castro
A grande dama do radio Açailandece dona de uma voz meiga que conquistou as manhas dotoninha castro radio na região, toninha sempre foi a maior audiência percapita do radio Açailândia em comparação com qualquer horário.
Toninha logo após a eleição deixou a clube por ter votado em Juscelino Oliveira e não em Bebeto, agora que a radio está sobre o comando do grupo de Juscelino se esperava que Toninha entrasse na emissora junto com Ilton Lina, mesmo sendo sondada a vários dias toninha ainda esperava o convite da clube, o que não aconteceu, a direção da radio Mraconi vendo a grande oportunidade de ter toninha não perdeu tempo, e já teria acertado contrato com a mesmo.


______________________________________________________________________


Clube Fm lança sua nova programação dia 1º de fevereiro

clube FM LOGO 2011Açailândia – A Rádio Clube Fm agora sob nova direção estréia no próximo dia 1º de fevereiro a sua programação para o ano de 2011 e vem recheada de muitas novidades.
A única 24 horas no ar dará o seu bom dia logo as 4 da manhã com Paulo Morais, em seguida a Clube trará sua primeira novidade para este ano na voz eloqüente de Marly Alves e a sua Manhã Criativa. Deidson Mesquita completa a manhã da Clube com interatividade e a alegria.
A partir de meio dia a programação esquenta ainda mais com o polêmico Rádio Cidadão. A tarde da Clube tem a atração de Alair Handes e a nova contratação da Clube, Arialdo Alves com o tradicional sertanejo.
As noites da Clube será comanda pelo DJ Roger e Josinaldo Smille, e como a emissora fica 24 horas no ar, o ouvinte pode passar a noite curtindo a madruga da Clube.
Os finais de semana serão ainda mais atrativos com o Programa a Hora do Amado e uma grande surpresa nas manhãs de sábado.
A nova direção da Clube estará fazendo uma grande repaginada na programação dos domingos da Clube que deixará o ouvinte ainda mais antenado com a 98,1.
Algumas peças foram trocadas e deixarão a nova Clube ainda mais dinâmica e atrativa. A nova direção fará ainda este ano grandes investimentos para melhorar ainda mais a qualidade da transmissão da nova programação, como a instalação de um transmissor de 10 quilos que atingirá além das inúmeras cidades da região tocantina, Pará e Tocantins, até a cidade de Imperatriz.

27 de janeiro de 2011

Crônica de Luiz Fernando Veríssimo sobre o "BBB"

(indicada por Ana Hélia Soares)







Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço...A décima terceira (está indo longe!) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil, encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência, dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB 10 é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir, ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos na mesma casa, a casa dos heróis, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB 10 é a realidade em busca do IBOPE..
Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB 10. Ele prometeu um zoológico humano divertido. Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.
 Se entendi corretamente as apresentações, são 15 os animais”do“zoológico: o judeu tarado, o gay afeminado, a dentista gostosa, o negro com suingue, a nerd tímida, a gostosa com bundão, a não sou piranha mas não sou santa, o modelo Mr. Maringá, a lésbica convicta, a DJ intelectual, o carioca marrento, o maquiador drag-queen e a PM que gosta de apanhar (essa é para acabar!!!).


Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível.
Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo.
Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis?

São esses nossos exemplos de heróis?

Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor, quase sempre mal remunerados..

Heróis, são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir e conseguem sobreviver a isso, todo santo dia.

Heróis, são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.

Heróis, são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, ONGs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína, Zilda Arns).

Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, àcriatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral.

E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia,
alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?

(Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores!)

Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.

Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livroum poema de MárioQuintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema...,estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... ,namorar... ou simplesmente dormir.

Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construído nossa sociedade

26 de janeiro de 2011

Edital de convocação da próxima reunião do FEJMA

Em primeira mão às 12h00min o blog tem em primeira mão as informações sobre a reunião da Secretaria Executiva do Fórum Estadual de Juventude - FEJMA. A reunião foi coordenada pelo Secretário Geral do FEJMA, Rafael Oliveira e contou com a presença dos representantes do municipio de Timbiras, Daniel Geyson - Presdiente do FORESTIM e do Conselho Municipal de Juventude, Leondas Junior - Coordenador Municipal de Juventude e Airiston Almeida. O jovem Jociel Fernandes de Coroatá também compareceu na reunião. Os conselheiros estadual de juventude Assis Filho e Raimundo Penha também estiveram no encontro representando o Cejovem.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO

A Secretaria Executiva do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão - FEJMA no uso de suas atribuições legais a que lhe confere o artigo 10 do Regimento Interno do FEJMA, vem convocar todas as entidades adesas para participarem da Reunião Extraordinária que será realizada nos dias 25, 26 e 27 de Março do ano de 2011, na cidade de Timbiras para tratarem das pautas elencadas na programação (vide anexo 1).


São Luís (MA), 26 de Janeiro de 2011.


Rafael Oliveira
Secretário Geral do Fejma


Confira a integra da programação:
REUNIÃO ORDINÁRIATIMBIRAS – 25, 26 e 27 de Março 2011
PROGRAMAÇÃO

25 DE MARÇO (SEXTA – FEIRA)

17h00minh- Recepção das caravanas

18h00minh- Início do credenciamento

19h00minh- Posse da nova diretoria do Conselho Municipal de Juventude de Timbiras - COMJOVEM

20h00minh- Jantar

21h00minh-Programação cultural – Show de MPB

26 DE MARÇO (SÁBADO)

07h00minh- Café da manhã

08h00minh- Cerimônia de abertura

Entrega da comenda “Prefeito Amigo da Juventude”

10h00minh- Leitura e aprovação da ata da Reunião ordinária realizada na Cidade de Açailândia.

10h30minh- Painel: Conhecendo o Fórum Estadual de Juventude

Facilitador: Conselho Estadual de Juventude - Assis Filho, Raimundo Penha e Glauber Leonardo

12h30minh- Intervalo para almoço

14h00minh- Oficina TIC’s (Tecnologia de Informação e Comunicação)
Facilitador: ONG Plan

15h00minh - Painel de formação sobre as Conferências de Juventude em 2011

Convidado: Conselho Nacional de Juventude - CONJUVE

16h30minh- Eleição dos novos membros dos Colegiados Regionais e da Secretaria Executiva do FEJMA

17h30minh- Eleição do município que sediará a nova reunião do FEJMA

18h00minh- Cerimônia de encerramento

19h00minh- Jantar

21h00minh- Programação cultural

27 DE MARÇO (DOMINGO)


08h00minh- Café da manhã

09h00minh- Reunião do colegiado para apreciação dos pedidos de adesão do FEJMA.

11h00minh- Almoço

13h00minh - Retorno das caravanas.


OBSERVAÇÃO 1: O Credenciamento encerrar-se-á às 10:00h do dia 26 de Março de 2011.

OBSERVAÇÃO 2: A Organização se responsabilizará pela alimentação e hospedagem das caravanas que confirmarem presença até o dia 15 de Março de 2010.

OBSERVAÇÃO 3: A confirmação de presença das caravanas poderão ser confirmadas por meio do e – mail do FEJMA (secretariafejma@gmail.com) ou pelos telefones (98) 9613 0125 – Rafael Oliveira e pelo telefone (99) 8156 3085 – Daniel Gleyson (Timbiras).

Com informações de Assis Filho. 

23 de janeiro de 2011

SECRETARIA EXECUTIVA DO FEJMA SE REUNIRÁ PARA RETOMAR OS TRABALHOS DO FÓRUM DE JUVENTUDE

Uma boa notícia para a galera que gosta de participar das reuniões do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão-FEJM. O Secretário Geral, Rafael Oliveira, convocou uma reunião da Secretaria Executiva para discutir a próxima reunião.


A reunião é necessária para formalizar a convocação, bem como definir a Cidade que sediará e a programação. A Cidade já está praticamente definida, vez que a juventude Timbiras já garantiu toda estrutura necessária para receber os representantes da juventude dos diversos municipios maranhenses. A candidatura de Timbiras foi lançada na ultima reunião realizada em maio de 2010 na Cidade de Açailândia.


Jovens do Maranhão todo tem se mostrados ansiosos e dispostos a retomarem a agenda do FEJMA. Um sinal de que o FEJMA ainda tem muito a contrubuir para consolidar as politicas de juventude no Estado do Maranhão.


Confira o teor do edital:



EDITAL DE CONVOCAÇÃO nº. 01/11


São Luís, 19 de janeiro de 2011.


Convocamos todos os membros da Secretária Executiva do Fórum Estadual de Juventude – FEJMA em caráter de urgência para REUNIÃO EXTRAORDINARIA que acontecera no dia 26 de janeiro do decorrente ano que terá as seguintes pautas:


1.Retomadas das atividades do FEJMA;


2.Aprovação da data para próxima reunião;


3.E outros!


Data: 26/01/2011.

Local: SEDE DO FEJMA

Avenida Ivar Saldanha, s/n, Alemanha Horário: 09h



RAFAEL OLIVEIRAS

SECRETÁRIO GERAL DO FEJMA

17 de janeiro de 2011

Polêmica nos Signos do Zodíaco, confira o novo integrante da lista



Os astrónomos do Minnesota Planetarium Society, nos Estados Unidos, redefiniram o calendário do Zodíaco, provocando desordem nos signos, uma vez que a maioria irá pertencer ao signo anterior ao que julgava ser o seu. Agora são vários os dilemas para aqueles que têm tatuagens de signos, que se questionam, em várias redes sociais, o que fazer com as tatuagens do seu antigo signo.
O artigo publicado no 'Minneapolis Star Tribune' explica que ao longo dos milénios a Terra oscilou no seu eixo, devido à força gravitacional da Lua, o que terá criado um avanço de um mês no alinhamento das estrelas. Como resultado deste acontecimento surgiu um 13.º signo, o Serpentário, que fica entre Escorpião e Sagitário.
Contudo, vários astrónomos têm desvalorizado o novo signo, considerando-o apenas uma 13.ª constelação, Ophiuchus, que teria sido posta de parte pelos antigos astrónomos da Babilónia, por quererem apenas 12 signos.
De acordo com os astrónomos do Minnesota Planetarium Society, esta será a nova lista de signos:
Capricórnio: De 20 Janeiro a 16 Fevereiro
Aquário: De 16 Fevereiro a 11 Março
Peixes: De 11 Março a 18 Abril
Carneiro: De 18 Abril a 13 Maio
Touro: De 13 Maio a 21 Junho
Gémeos: De 21 Junho a 20 Julho
Caranguejo: De 20 Julho a 10 Agosto
Leão: De 10 Agosto a 16 Setembro
Virgem: De  16 Setembro a 30 Outubro
Balança: De 30 de Outubro a 23 Novembro
Escorpião: De 23 a 29 Novembro
Serpentário: De 29 Novembro a 17 Dezembro
Sagitário: De 17 Dezembro a 20 Janeiro

13 de janeiro de 2011

AÇAILÂNDIA CONTEMPLADA COM CONSTRUÇÃO DE CRECHE PELO FNDE



O Ministro da Educação Fernando Haddad, através da Resolução/CD/FNDE n.º 38 de 29 de dezembro de 2010, do Conselho Deliberativo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, tornou público o resultado da seleção das propostas dos municípios dos grupos I e II, a serem apoiadas na primeira chamada para a implantação de unidades de educação infantil do Programa Pró-Infância, e quadras escolares poliesportivas, no âmbito do PAC/Programa de Aceleração do Crescimento.
A confirmação da seleção dos municípios a serem apoiados está condicionada à apresentação dos documentos e projetos técnicos necessários à celebração dos Termos de Compromisso, nos prazos definidos pelo FNDE.
Para Açailândia (Código do IBGE 2100055, Grupo PAC/Grupo 1) está prevista apenas a construção de uma unidade de Educação Infantil.
(Codó e Coroatá são os únicos municípios maranhenses que poderão ser contemplados com creche e quadra esportiva escolar, nesta primeira chamada do FNDE).

O FNDE divulgou que nesta primeira deverão ser beneficiados 223 municípios com a construção de 520 unidades de Educação Infantil e 98 municípios com a construção de 213 quadras esportivas escolares. A meta é fechar 2011 com a construção de 1.500 novas “creches”/unidades de Educação.
De acordo com Ministério da Educação, apenas 20% das Crianças entre zero e três anos de idade tem acesso a creches no Brasil.
Em Açailândia, os números não são muito diferentes: faltam, e faltam muitas vagas públicas, para atender a educação de nossas Crianças até cinco ou seis anos de idade. Há uma oferta bem grande de vagas em estabelecimentos particulares de ensino, mas acessível a pequena parcela da população, em condições econômicas de manter suas Crianças na rede privada de ensino.
Infelizmente, construir apenas uma “creche”, ou mesmo duas, com recursos federais, neste 2011, vai ser muito pouco para atender a demanda. O município ainda está distante de universalizar a educação infantil. (O Conselho Tutelar, na falta de uma estatística mais abalizada, calcula que 70% das Crianças na faixa etária da Educação Infantil não tem acesso à escola).
Quanto a quadras esportivas escolares, e outros equipamentos esportivos, a situação também não é muito boa, absolutamente insuficiente para suprir as necessidades. As existentes carecem de melhor manutenção.
Os recursos a serem liberados aos municípios contemplados ainda serão resolvidos com o Ministério do Planejamento.

Juventude timbirense já começa os preparativos do FEJMA

A nossa juventude esta voltando com força total, a prova disso é o esforço que a galera de Timbiras esta tendo para organizar a próximar reunião do FEJMA. É articulação pra cá, correria pra la, buscando apoio aqui, orçamentando aculá e é assim que anda os dias dos timbirenses, muito trabalho para poucos dias, tudo isso para garantir uma boa estrutura para a nossa juventude.
Galera vocês estão de parabéns, por que eu sei como que é cansativo essa luta, mais depois do trabalho vem a gratificação de ver essa juventude reunida para um só objetivo.
Boa sorte Timbiras.
Confira a materia:



Na manhã de ontem, 12, lideranças jovens de Timbiras que estão organizando o Fórum Estadual da Juventude Maranhense - FEJMA, a ser realizado em Timbiras com previsão para fevereiro, reuniram com a ONG PLAN afim de conseguir apoio para sediar o FEJMA, PLAN firmou apoio e elogiou o trabalho da juventude timbirense que diferente de outros municipios já tem vários orgãos de juventude, como por exemplo: Coordenação Municipal de Juventude, Conselho Municipal de Juventude e Forum Municipal de Juventude. Que vem trabalhando para o desenvolvimento da juventude timbirense, uma das mais recentes consquista destes orgãos foi garantir recursos para a coordenação municipal de juventude, na oportunidade representantes da PLAN pediu ao grupo de jovens que apresentem um projeto na área de cultura perante a PLAN, pois os mesmos querem dar mais oportunidade aos jovens.

Na reunião não foi discutido valores, mas até o momento o FEJMA em Timbiras estar orçado em 6.000 mil reais.


As lideranças de juventudes prometem ser uma das melhores reuniões do FEJMA.

12 de janeiro de 2011

RESPOSTA AO BLOG DO PAPO CABEÇA

É o negocio rendeu mais do que o esperado, pois vejam só, o caso do post anterior que falei sobre o questionamento da funcionalidade do FEJMA, que gerou um certo bate boca entre blogueiros, rendeu mais uma matéria agora sendo do próprio Marcos Leite que por sua vez deu uma resposta ao blogueiro Raimundo Penha do PAPO CABEÇA. Confira na integra a materia;

RESPOSTA AO BLOG DO PAPO CABEÇA

Ontem, 11 de Janeiro, eu publiquei um post inusitado do blog PAPO CABEÇA.

E como eu prometi irei publicar a minha resposta. Veja abaixo:

1- Eu não questionei a realização de Reunião e, muito menos, fiz reclamação nenhuma por eu não ter ido a última Reunião...Somente, questionei a atuação da entidade, que infelizmente, já faz tempos que não faz nada... Os motivos? Não sei... Espero que sejamos informados!

2 - Eu não me senti em "saia justa" pelo comentário da colega Ruslana Lopes. Se não tinha representantes é por que nenhum jovem daqui tem condições de bancar uma viagem dessas... Isso é fato! E como eu já disse...Eu não falei nada em relação a Reunião de Açailândia, se ocorreu... Que maravilha! Mas vc sabe quanto tempo já faz desde dessa reunião? de Maio de 2010 para Janeiro de 2011 já são quase 8 meses! 8 meses é muito tempo! Você não acha?

3 - Eu não tô brigando com ninguém, muitos menos, com Joãozinho que é meu amigo. Sempre fui contra algumas ideias e ideologias dele, mas nunca deixei isso interferir em nossa amizade, pelo menos, por minha parte, não...

Laventavelmente, ele está levando muito a sério a politica...por isso e outras coisas os seus amigos estão se afastando...

Outra coisa, não vejo nada demais a diretoria do FEJMA nos convidar para a Reunião. Se não nos convidar será muita hipocrisia, já que também somos membros da mesma, pelo menos, é isso que acredito!

Por fim, se ofendi alguém, me desculpe! Apenas tentei fazer uma reivindicação...e pelo jeito, isso está "mexendo" com muita gente!
2011 iniciou e mudar é preciso! redimi-se é necessario! é esperar para ver se tudo melhora!

Obrigado por divulgar meu nome e meu blog! Falando mal ou bem de mim, desde que fale, já é bom demais!

Abraços!Se cuida!

Atenciosamente,
MARCOS LEITE

Maria do Rosário tem infância como prioridade


(por Paula Rosa, Rede ANDI Brasil  Agência Brasil, 04/01/11)

 Na posse, Ministra diz que não descansará no combate à violência contra crianças e adolescentes

 A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), recebeu na última segunda-feira (3 de janeiro) o cargo do ministro Paulo Vannuchi, em cerimônia realizada na sede da SDH, em Brasília.

Na presença de ministros, deputados e funcionários que lotaram o auditório do 8º andar da SDH, Maria do Rosário fez um discurso emocionado e falou sobre a importância da garantia dos direitos da criança e do adolescente, reafirmando que o tema será a prioridade da pasta nos próximos anos.


“Afirmo a vocês, não descansaremos diante das situações de violência contra as crianças e adolescentes brasileiros, diante da exploração sexual de meninas e meninos, da transformação de seus corpos em produto e da destruição de suas vidas pela lógica do mercado. Não descansaremos enquanto as crianças estiverem nas ruas, mas também não descansaremos enquanto estiverem a espera de uma família que não chega, dentro de um programa de acolhimento institucional, tendo negado seu direito à convivência familiar e comunitária”, enfatizou.


A prioridade à infância e à juventude corresponde à orientação que a Presidenta Dilma Rousseff dará à área social. A presidenta já anunciou que quer acabar com a miséria e que, para isso, aumentará os gastos de programas como o Bolsa Família, que estabelece condicionantes como a manutenção do cartão de vacinação em dia e a frequência escolar.

“É claro que a nossa pasta se relaciona com variados outros temas, do combate ao preconceito em todas as áreas, do cuidado com os idosos, do combate a homofobia, com o trabalho escravo, com as circunstâncias do direito à verdade e à memória, que são as circunstâncias históricas. Mas não há nenhuma dúvida, ao tratarmos de tudo, trataremos de uma maneira especial da infância brasileira", reiterou a nova Ministra.

Segundo Maria do Rosário, o governo seguirá as metas do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes (2011-2020), aprovado pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), em dezembro de 2010. O Plano Decenal contém diretrizes, metas e objetivos estratégicos para a área da infância e adolescência para os próximos dez anos. "Vamos trabalhar para que o Plano Plurianual (PPA), a ser enviado ao Congresso Nacional até agosto, tenha diretrizes, objetivos e metas extraídas do Plano Decenal. O PPA condicionará a elaboração dos orçamentos anuais até 2015", explicou.

Citando o psicanalista Carl Jung, a ministra Maria do Rosário colocou-se ao lado das populações vulneráveis e prometeu não descansar na luta pela garantia dos direitos para esses grupos. “Jung dizia que a morte de cada pessoa o diminuía, pois ele estava englobado na humanidade. E, da mesma forma que uma pessoa passando fome em Luanda, Nova Déli, Nova Iorque ou Roma nos atinge, uma brasileira ou brasileiro que sofre também atinge a humanidade”, sublinhou a ministra.
Segundo Maria do Rosário, “o desrespeito aos Direitos Humanos de um indivíduo ou grupo social é igualmente inadmissível, não importa de onde sejam o perpetrador ou a vítima, ou onde ocorra a violação. [Os Direitos Humanos] não estão sujeitos a negociação, pois são indissociáveis da própria humanidade”.

Maria do Rosário, que participou da posse de Dilma Rousseff, fez questão de registrar no seu discurso de posse, a importância do governo Lula e a eleição de Dilma Rousseff para a consolidação da democracia brasileira.

“O Brasil, que escolheu um projeto de desenvolvimento nacional e fortalecimento da democracia com Lula, decidiu continuar as mudanças que ele implementou e avançar ainda mais, agora com a primeira mulher no mais alto posto da República”, disse.

A Ministra ainda pediu união para superar os desafios, reafirmou a importância da implementação da terceira edição do Programa Nacional de Direitos Humanos e falou detidamente sobre cada segmento sob responsabilidade da SDH, como Crianças e Adolescentes; Pessoas com Deficiência; Direitos dos Idosos e de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Transgêneros; Direito à Memória e à Verdade; e Combate à Tortura.

“O mais importante é que estejamos unidos, governo, sociedade e movimentos sociais. Não vamos descansar enquanto não assegurarmos os Direitos Humanos para todos os brasileiros e brasileiras”, afirmou a ministra.


Passagem do cargo

Ao entregar o cargo a Maria do Rosário, o ex-ministro Paulo Vannuchi agradeceu ao trabalho de toda a equipe, representada por seu secretário executivo, Rogério Sottili, e ao apoio que teve da família ao longo de sua gestão. Após cinco anos à frente da SDH, Vannuchi sublinhou os avanços conquistados na área dos Direitos Humanos desde o governo Fernando Henrique Cardoso e reforçou a confiança na ministra Maria do Rosário. “Quero agradecer à minha equipe e ressaltar a confiança na equipe que chega para superar o que foi feito até agora. Porque é assim na caminhada democrática”, disse Vannuchi.

11 de janeiro de 2011

Pratos quebram durante deslizamento e salvam mulheres no ABC


Casal e adolescente foram acordados pelo barulho. Três pessoas morreram em Mauá por causa das chuvas.

Mulheres foram acordadas por barulho dos pratosMulheres foram acordadas por barulho dos pratos
(Foto: Paulo Toledo Piza/G1)
Os pratos que ficavam em um armário da cozinha da dona de casa Maria de Fátima da Silva, de 44 anos, salvaram a vida da mulher, de sua namorada, a auxiliar de montagem Flávia Ponce, de 27 anos, e do filho delas, de 14 anos. O trio dormia na madrugada desta terça-feira (11) quando o temporal que atingiu a região metropolitana de São Paulo fez com que um barranco atrás do imóvel, que fica no Jardim Zaira, em Mauá, no ABC, desmoronasse.
“O muro que dava para a cozinha caiu e levou o armário junto. Foi o barulho dos pratos quebrando que nos acordou”, contou Flávia. As mulheres e o adolescente correram para fora de casa a tempo de ver parte da encosta soterrar ainda mais parte do imóvel. “Se não fossem os pratos, a gente estaria lá embaixo”, disse Maria de Fátima.
Três casas foram destruídas na hora, segundo a Defesa Civil do município. De acordo com o Corpo de Bombeiros, Paulo dos Santos, de 16 anos, e Marcos Antonio Tegon, de 56, morreram soterrados. O corpo do adolescente foi encontrado durante a madrugada e o do homem, no início da tarde. Em outro acidente semelhante, Jairo Garcia, de 42, morreu em outro bairro de Mauá.
Casa onde as mulheres moram foi atingidaCasa onde as mulheres moram foi atingida (Foto:
Paulo Toledo Piza/G1)
Impressionadas com o desmoronamento, Maria de Fátima afirmou que não quer voltar para essa casa. “Quero que a prefeitura derrube e não permita que ninguém mais more aqui. Ninguém merece passar pelo que a gente está passando.” A fachada e alguns cômodos do imóvel ficaram inteiros.
O casal e o filho devem ficar na casa de parentes, na própria cidade. Tão logo a Defesa Civil liberar a região, elas pretendem retirar os móveis e se mudar para outra casa, em uma área longe de encostas e barrancos. Por volta das 15h40, equipes da prefeitura vistoriavam as residências próximas ao local do acidente. Não havia um balanço com o número de interdições até o horário.