11 de janeiro de 2011

Pratos quebram durante deslizamento e salvam mulheres no ABC


Casal e adolescente foram acordados pelo barulho. Três pessoas morreram em Mauá por causa das chuvas.

Mulheres foram acordadas por barulho dos pratosMulheres foram acordadas por barulho dos pratos
(Foto: Paulo Toledo Piza/G1)
Os pratos que ficavam em um armário da cozinha da dona de casa Maria de Fátima da Silva, de 44 anos, salvaram a vida da mulher, de sua namorada, a auxiliar de montagem Flávia Ponce, de 27 anos, e do filho delas, de 14 anos. O trio dormia na madrugada desta terça-feira (11) quando o temporal que atingiu a região metropolitana de São Paulo fez com que um barranco atrás do imóvel, que fica no Jardim Zaira, em Mauá, no ABC, desmoronasse.
“O muro que dava para a cozinha caiu e levou o armário junto. Foi o barulho dos pratos quebrando que nos acordou”, contou Flávia. As mulheres e o adolescente correram para fora de casa a tempo de ver parte da encosta soterrar ainda mais parte do imóvel. “Se não fossem os pratos, a gente estaria lá embaixo”, disse Maria de Fátima.
Três casas foram destruídas na hora, segundo a Defesa Civil do município. De acordo com o Corpo de Bombeiros, Paulo dos Santos, de 16 anos, e Marcos Antonio Tegon, de 56, morreram soterrados. O corpo do adolescente foi encontrado durante a madrugada e o do homem, no início da tarde. Em outro acidente semelhante, Jairo Garcia, de 42, morreu em outro bairro de Mauá.
Casa onde as mulheres moram foi atingidaCasa onde as mulheres moram foi atingida (Foto:
Paulo Toledo Piza/G1)
Impressionadas com o desmoronamento, Maria de Fátima afirmou que não quer voltar para essa casa. “Quero que a prefeitura derrube e não permita que ninguém mais more aqui. Ninguém merece passar pelo que a gente está passando.” A fachada e alguns cômodos do imóvel ficaram inteiros.
O casal e o filho devem ficar na casa de parentes, na própria cidade. Tão logo a Defesa Civil liberar a região, elas pretendem retirar os móveis e se mudar para outra casa, em uma área longe de encostas e barrancos. Por volta das 15h40, equipes da prefeitura vistoriavam as residências próximas ao local do acidente. Não havia um balanço com o número de interdições até o horário.

Nenhum comentário: