25 de junho de 2010

JUVENTUDE AÇAILANDENSE CRIA FÓRUM NESTE DOMINGO

Com o objetivo de mobilizar a Juventude e a sociedade açailandense sobre as questões de interesse dos/as Adolescentes e Jovens do município, várias escolas e instituições, articuladas pela FE- Força Estudantil e UESA-União dos Estudantes Secundaristas de Açailândia, reúnem-se na manhã deste domingo, 27/06, no Clube Água Viva, centro, para a criação do “FIJA/Fórum Integrada da Juventude de Açailândia”.

Lembra-se que recentemente, a pouco mais de um mês, foi realizada em nossa cidade a “X Assembléia Estadual do FEJMA/Fórum Estadual da Juventude do Maranhão”, com representantes de mais de uma dezena de municípios.

Com todo este movimento, a Juventude açailandense discute e busca a efetivação das PPJ- Políticas Públicas de Juventude, ações governamentais nos três âmbitos (federal, estadual, municipal), das quais são merecedores/as por direito os/as Jovens, hoje considerado o segmento populacional entre 15 e 29 anos de idade.

O “FIJA/Fórum Integrado da Juventude de Açailândia” é o pontapé inicial da implementação de um sistema de atendimento dos Direitos da Juventude, que compreende ainda a criação de Conselho e Plano Municipais.

Os/as Jovens lutam também pela criação de uma Secretaria Municipal de Juventude, específica, desvinculada da atual Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Juventude.

A organização do movimento da Juventude, aliás, reclama da falta de apoio e participação do Poder Público Municipal: na “X Assembléia Estadual do FEJMA/Fórum estadual da Juventude do Maranhão” a apoio da administração municipal foi mínimo, e sequer se fez representar no evento, a não ser um representante da Câmara Municipal.

Nenhum comentário: