22 de setembro de 2010

A REVOLTA MARANHENSE: Cerca de 7 mil estudantes participam do movimento “Fora Roseana Sarney” em São Luís



O movimento “Fora Roseana Sarney” reuniu cerca de sete mil estudantes, tuiteiros, líderes sindicais e representantes de movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), nesta terça-feira, 21, pela manhã no centro de São Luís. Os integrantes do movimento se concentraram às 9 horas na Praça da Bíblia e de lá seguiram em passeata pela Rua Grande até o Palácio dos Leões.
Segundo a organização do evento, a ação reuniu estudantes de pelo menos 20 escolas públicas de São Luís, 20 entidades ligadas a movimentos sociais, estudantil e sindical, alem de representantes de seis partidos (PSTU, PSOL, PCdoB, PCB, PDT e PSB) mais membros da ala do PT contraria a aliança do partido com o PMDB.

Integrantes da União Nacional dos Estudantes UNE, do Movimento Estudantil Independente (MEI), dos DCEs da UFMA e UEMA, do movimento Negro no Maranhão, Vale Protestar e do LGTB deram ainda mais volume à passeata de protesto. O movimento começou na internet e tomou corpo até o ato realizado hoje pela manhã.

Empunhando faixas, cartazes e bandeiras onde se lia explicitamente “Fora Roseana” e por extensão de repúdio à oligarquia Sarney, os estudantes de escolas da rede privada, federal, como o IFMA, e da rede pública de ensino seguiram pela Praça Deodoro, Panteon, Rua do Sol, Praça João Lisboa até a avenida Beira-Mar, antes de chegar ao ponto final do ato político na sede do governo estadual, o Palácio dos Leões.
Durante todo o percurso entoaram palavras de ordem contra o domínio da família Sarney no Maranhão sob gritos de “Fora Roseana” ou “cadeia para Sarney e Roseana” durante caminhada de aproximadamente quatro quilômetros.

A mobilização também conseguiu trazer pelo menos dez caravanas de estudantes de algumas cidades no interior do Estado, como Caxias, Santa Inês e Bacabal. Durante a manifestação, que durou cerca de três horas, os estudantes fizeram uma parada no Liceu Maranhense, escola onde a governadora Roseana Sarney cursou o ensino médio.

Três viaturas da polícia da Ronda da Comunidade, dos bairros do Barreto, seguiram de perto a passeata desde a praça da Bíblia. Parte do protesto foi transmitida via twitter.

Segundo Henrique Carneiro, presidente da União da Juventude Socialista no Maranhão e um dos organizadores do evento, a manifestação teve o intuito de mostrar a insatisfação dos maranhenses com a candidatura à reeleição da governadora do Estado. “Esse é um movimento popular como outros que já ocorreram, como o Fora Collor e o Fora FHC”, explicou Carneiro.

Nenhum incidente foi registrado durante o movimento. No encerramento do ato de protesto os participantes cantaram o hino nacional.
http://foresttim.blogspot.com/2010/09/cerca-de-7-mil-estudantes-participam-do.html

Um comentário:

Anônimo disse...

COMPANHEIROS PARABENIZO PELA LUTA CONTRA O SARNEYSMO.MAS ENTENDO A NECESSIDADE DE UNIRMOS FORÇA PELO BEM DO MARANHÃO.SOU LIDER ESTUDANTIL AQUI NO COATRAC EM SÃO LUIS, ESTAMOS ESPERANDO UMA LIDERANÇA FORTE PRA SAIRMOS AS RUAS DENOVO E COM MAIS FORÇA.QUERO FAZER UM SUGESTÃO;É HORA DO CLAMOR DAS RUAS CONTRA ESSA MAFIA DO SARNEY.SUGIRO QUE VOCES MOBILIZEM UMA GRANDE MARCHA DOS CARAS PINTADAS "FORA ROSEANA", NEM QUE PRA ISSO VOCES SE REUNAM COM TODOS OS PARTIDOS DE OPOSIÇÃO AO SARNEYSMO E LEVAREM MAIS DE UMA CENTENA DE ONIBUS PRA CAPITAL.E NO ULTIMO DIA PERMITIDO PELA JUSTIÇA ELEITORAL,FAZEREM UMA MARCHA HISTORICA COM ESTUDANTES ,UNIVERSITÁRIOS ,PROFESSORES, PROFISSIONAIS LIBERAIS E LIDERES COMUNITÁRIOS ETC. REPERCUSSÃO NACIONAL.CONVOCAÇÃO GERAL EM TODO O ESTADO ATRAVES DOS PARTIDOS, POR UMA CAUSA COMUM. VAMOS A LUTAR COMPANHEIROS