Oficina técnica para implementação da Caderneta dos Adolescentes
Nos dias 23 e 24 de Novembro foi realizada na Secretaria de Saúde da cidade de Imperatriz a I oficina de implementacao da caderneta do adolescennte, a oficina aconteceu durante todo o dia do dia 23 e a manhã do dia 24. Contando a presenca do prefeito (Sebastiao Madeira), o Secratário de Saúde( Mamede Vieira Magalhães), o Secretário de Juventude (Arnaldo Junior) ambos da cidade.
O evento contou com um publico variado, com pessoas de Imperatriz, sao Luis, Acailandia, Davinopolis etc..Contando com agentes de saúdes, projovem tanto os adolescentem quanto o coodernado do programa de Imperatriz, PROSAD de , Comissao Juvenil, Conselheiros Municipais, ambos de Acailandia.
No período da manhã houve a composicao de mesa, e logo seguida tivemos o debate sobre a caderneta, falando do bjetivo dessa caderneta, que é deixa o adolescente bem informado com ele mesmo! Com ela, o adolescentes terão dicas de quais vacinas ainda precisam tomar, além de entender as transformações que estão ocorrendo na sua vida nesse período. A idéia da caderneta foi concebida a partir da já conhecida caderneta da criança, distribuída gratuita e anualmente pelo Ministério da Saúde.
Outra novidade é que será confeccionado um material voltado para o público feminino e outro para o masculino, com dicas e temas de interesses variados. Na caderneta das meninas, haverá informações como tabela de ciclo menstrual e o corpo feminino, por exemplo, enquanto no material dos meninos haverá itens como ejaculação e funcionamento do pênis. Durante a adolescência, surgem muitas dúvidas e esses questionamentos serão abordados na caderneta. Ela trará textos, sobretudo, voltados aos cuidados com a saúde de adolescentes.
Temas como a ''evolução do corpo feminino e masculino da infância à vida adulta, dicas de alimentação saudável, aparecimento de espinhas, violência sexual, sexo seguro, gravidez, odontograma, além de direitos e deveres dos jovens''.
Durante a tarde do dia 23/12 foram feitos grupos para discutirem como seria divulgado esse material, de forma que dispertasse o interesses dos adolescentes.
Apois o tempo estimado para os grupos discutirem, voltamos para os lugares e uma nova mesa foi composta com membros de programas, da saúde e da comissao juvenil para relatarem seus trabalhos nas devidas entidades. Em seguida partimos para as perguntas e resposta de como divulgar a caderneta. Iniciamos com o Junior(COMISSAO JUVENIL) que apresentou proposta bem diversificadas que foram discutidas pelo grupo de adolescentes da comissao juvenil e do projovem, questoes essas apresentadas e aceitas como boas pela plenaria e pela mesa. Seguimos com discursoes de como seria anexado disgamos a nova carteira de vacinacao, nos posto de saúde para a entrega. Depois dos debates foram encerrada as atividades do dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário