4 de março de 2010

INICIA CAPACITAÇÃO PARA OS PRÉ-CANDIDATOS

ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR:



Iniciou na manhã desta quarta-feira, 03/03, no Salão Paroquial da Igreja São João Batista, a etapa de Capacitação dos/as Pré-Candidatos/as ao Conselho Tutelar de Açailândia/CONTUA., gestão 07 de junho de 2010 a 06 de junho de 2013. Serão mais três dias de Capacitação, até o sábado, 06/03.

Participaram todos/as Candidatos/as pré-inscritos/as, exceto a pré-candidata Edna Maria Alves dos Santos, que justificou antecipadamente à Comissão Eleitoral sua ausência, por motivo de saúde de familiar, em atendimento em outro Estado.

Participaram, pois, Ismael Martins de Sousa, Veronice Pereira de Carvalho, Antonia Alda Teixeira da Costa dos Santos, Elisangela Silva da Conceição, Christianne Waléria da Silva, Ana Maria Araújo Cavalcante, Ana Célia Silva Brito, Raimundo Carlos da Silva Conceição, Antonia Helena da Conceição, José Alves Bezerra, Antonio Silvestre Marques de Sousa, Lucinete Freitas de Aguiar, Fernanda Vieira da Silva Manoel da Cruz Oliveira, Dione da Conceição Santos, Macleide Sousa Almeida de Araújo, Laide Amaro dos Santos, Eduardo Medeiros da Costa e Rita Ribeiro de Sousa.

O tema estudado e debatido pelos/as Capacitandos/as na abertura da etapa foi “Histórico dos Direitos da Criança e do Adolescente”, concluindo com trabalho em grupos e plenária, com o tema “ Criança e Adolescente no Brasil: distância entre os Direitos e a realidade social”.

Os temas foram ministrados pela Assessoria do COMUCAA-Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia, órgão responsável pela escolha dos/as Conselheiros/as Tutelares, conforme a Lei Municipal n.º 132, de 08 de julho de 1997, e pelo ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal n.° 8.069/90, artigo 139.

Prestigiaram o primeiro dia da Capacitação dos/as pré-candidatos/as o Presidente do COMUCAA., Conselheiro Siley Elcen Santos, que representa a SEMAPS- Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social junto ao Conselho, e que fez a abertura oficial do evento; as Conselheiras Municipais Ivanete da Silva Sousa (Presidenta da Comissão Eleitoral), Maria do Carmo Cipriano Marchesini e Romélia Martins Marques, a Conselheira Tutelar Coordenadora do CONTUA., Andreya Carvalho de Oliveira e o Padre Pedro Carlos Mazza, que responde pela Paróquia São João Batista, atual Secretaria Executiva do Fórum DCA- Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia.

A Capacitação prossegue nesta quinta-feira, 04/03, com os temas “ O que é Conselho Tutelar” e “ Ética e Requisitos da Função de Conselheiro/a Tutelar”, que serão ministrados pelo representante da Associação Estadual de Conselheiros e Ex- Conselheiros Tutelares do Maranhão, Raimundo Rodrigues da Silva.

Nenhum comentário: