13 de março de 2010

ADOLESCENTES ELEGEM NOVA COMISSÃO JUVENIL DO FÓRUM DCA/AÇAILÂNDIA

Aconteceu neste sábado, 13/03, das 09:00 às 15:30 horas, no CRAI- Centro de Referência e Atendimento do Idoso, no Jardim Alah, o “IV Encontro Municipal de Adolescentes Protagonistas de Açailândia-MA.”, organizado pela Comissão Juvenil do Fórum DCA/Fórum dos Direitos da Criança, com contribuição do COMUCAA- Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social/SEMAPS, e outros apoiadores.

Participaram trinta e seis (36) Adolescentes, representando quinze (16) entidades: ACBL/Associação Comunitária do Bairro Laranjeira, Associação Comunitária de Moradores da Vila São Francisco e Jardim América, Associação Esportiva Plano da Serra, AMA/Associação de Moradores de Açailândia, ASCOVI/Associação Social e Comunitária da Vila Ildemar, Centro Comunitário Frei Tito/Pequiá, Centro de Ensino Professor José Cesário da Silva, CIFEC/ Centro de Integração Escola-Família e Comunidade, Comunidade Rainha da Paz, Escola Municipal Antonio de Assis/ Assentamento Califórnia, Escola Municipal Darcy Ribeiro/Pequiá, Escola Municipal Jesus de Nazaré/Baixão, Escolinha de Futebol AFEECA/Assentamento Califórnia, Impacto Jovem /Plano da Serra, Paróquia São João Batista e Pastoral da Criança.

Também participaram os/as atuais integrantes da Comissão Juvenil: Dávila Costa, Érica Martins, Érica Rejane, Maria Edna, Railine Conceição, Ruslana Carvalho, Sabrina Silva, e Adailson Oliveira.

Participação de Adolescentes em Espaços de Construção da Cidadania” foi o tema do “Iv Encontro...” ,facilitado pela Conselheira Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Maria do Carmo Cipriano Marchesini, onde no momento ela trabalha com os adolescentes, numa forma de interação, bem dinamizada fazendo com que eles se soltem e participem junto com perguntas.Depois de um momento interativos com eles, ela coloca uma reflexão de superação para todos pensarem e refletirem!

Outros itens da programação foram retrospecto da atuação da Comissão Juvenil, nos últimos três anos, apresentado por Dávila Costa; memórias da “IV Conferência Municipal e da VIII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente”, apresentada por Érica Martins, que contou um pouco de sua experiência do que aprendeu nestes eventos. OVIII Conferência Nacional”,realizada em Brasilia, foi relatado por Andreia Macedo, da Vila Ildemar e Delegada Estadual Adolescente do Maranhão.

Após esses conhecimentos foram formados grupos para discutir problemas e soluções do nosso município para os adolescentes.

Como fechamento, a escolha da nova Comissão Juvenil, mandato março 2010 a março 2012, que assim ficou constituída: titulares- Érica Martins da Silva, do Plano da Serra; Sabrina Silva Costa, do Assentamento Califórnia; Marcos Felipe Alves Silva, da Vila Ildemar, e Renata Rabelo Sousa, da Vila São Francisco, sendo suplentes Maria Edna Silva, da Vila São Francisco; Rodrigo Figueredo Sousa, do Bairro do Jacu; Alice Silva Oliveira, da Plano da Serra e Érica Rejane Silva Oliveira, do Assentamento Califórnia.

Prestigiaram o e evento o Conselheiro Tutelar Ismael Martins Sousa, a Conselheira Municipal do Direitos da Criança e do Adolescente, Ivanete da Silva Sousa; as líderes comunitárias Edna Maria Alves , da Vila São Francisco e Jardim América, e Gracinha Pereira Costa (que representou o Fórum DCA/Açailândia) do Bairro Laranjeira.

No apoio à organização, parte da equipe administrativa e assessora do COMUCAA.: Fátima, Meiri, Nildene e Ana Hélia

E na coordenação geral e condução do “IV Encontro”, a Adolescente Ruslana Lopes Carvalho, Secretária Executiva da Comissão Juvenil, que deixa o cargo no próximo dia 19/03.

Um comentário:

Anônimo disse...

conheco a ÈRICA E SOU DE SAO LUIS.Sou articuladora do comite juvenil