20 de julho de 2010

Grangeiro fala sobre expectativas para a final

O nosso Maranhense, Marcelo Granjeiro que vem a cada domingo arrasando na dança dos famosos e fazendo o que ele mais ama desde de criança, esta em nos surpreendendo sempre mais e mais. Açailândia tem o orgulho de acompanhar seu desempenho e conquista e esta torcendo e votando muito para que esse titulo ele possa levar e nos representar! Parabéns Marcelo e Sheron, a torcida por vocês é grande!
Confira agora a entrevista exclusiva concedida ao NaMira:

imirante.com

SÃO LUÍS - O Maranhão está de olho na Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão, da Rede Globo. O motivo não poderia ser outro: as atrizes Fernanda Souza e Sheron Menezes são as finalistas desta edição do quadro de maior sucesso do programa nos últimos anos. Ao lado de Sheron Menezes, o dançarino e coreógrafo, Marcelo Grangeiro, de 28 anos, que é natural de Imperatriz, no Maranhão. Marcelo morou em Açailândia por 28 anos, onde estudou e se formou em Educação Física.

Leia, abaixo, a entrevista, feita por e-mail, com Marcelo Grangeiro:

Gostaria que, em primeiro lugar, você fizesse um resumo sobre a sua vida.

Eu nasci no dia 3 de setembro 1981 na cidade de Imperatriz. Aos três meses de idade meus pais foram morar em Açailândia, onde morei até 5 de janeiro de 2010. São 28 anos de Açailândia. Nesse tempo todo, fiquei sempre nas duas cidades, morava em uma estudava na outra. Me formei em Educação Física, em Imperatriz.

O que fez você sair daqui?

Mesmo morando no Nordeste, no Maranhão, em Açailândia, acabei tendo um reconhecimento muito grande no mundo da dança. Mesmo estando distante do eixo Rio-São Paulo, sempre fiz meus trabalhos com dança, e para mim, nunca foi um grande problema produzir minhas obras coreográficas. Acredito que isso até foi muito favorável para o meu crescimento. Só que, depois de um certo tempo, percebi que, no eixo Rio-São Paulo, teria muito mais campo de trabalho que no Maranhão. Então ano passado, recebi uma proposta de vim dar aulas em uma das maiores escolas de dança de salão de São Paulo, o Espaço de Dança Andrei Udiloff. Aceitei o convite, junto com a minha esposa, que também é minha parceira de dança, Damyla Maria. E cá estamos.

Como surgiu a paixão pela dança?

Desde de criança que eu gosto de dançar, mas acredito que pelo fato de ter tido muita dificuldade em aprender a dançar foi fator motivacional, pois eu sempre quero me superar, então dançar era difícil para mim, e isso me atraiu. Mas quando eu me apresentei pela primeira vez, que na verdade eu nem dancei na apresentação, pois eu era a morte - tipo a pedra da peca da escola -, não fazia nada, mas tinha que alguem fazer aquele papel. Eu percebi que faria aquilo muitas vezes na minha vida, pois havia sentido uma coisa única até então e foi assim que começo.

Foto: João Cotta/TV Globo

Como está sendo a rotina de ensaios para a Dança dos Famosos?

Nesta fase final, está sendo muito exaustiva, pois chegamos a ensaiar quase seis horas por dia, pois são dois ritmos por domingo, e, além dos ensaios que cansam o corpo, tem toda uma parte psicológica da responsabilidade de representar todo um Estado, e por não dizer uma nação, pois percebemos que gente, de todos os lugares, está torcendo por você e que espera que, a cada domingo, você faca melhor. Isso pesa muito e, ao mesmo tempo, é um fator motivacional muito grande para mim.

De onde vem a inspiração para a criação das coreografias?

Acredito que vem mais da transpiração que da inspiração. Foram anos de trabalho, dedicação, estudo e experimentos na dança. Tem que trabalhar e estudar muito. Esse é o segredo, nada mais que isso.

Como está sendo trabalhar com a atriz Sheron Menezes? Há "choque de culturas" (considerando que vocês são dos dois extremos do país [a atriz é natural de Porto Alegre/RS])?

Ela e uma pessoa maravilhosa e "talentozíssma", pena que todos só tenham a oportunidade de conhecer ela em apenas 30 segundos que mostram os vídeos dos ensaios, pois ela é uma pessoa de grande personalidade, mas tem um coração do tamanho do Universo. Quem a conhece de perto, sabe que tem uma amiga que poderá contra para o resto da vida. Além de muito exigente com ela mesma. Quer fazer tudo perfeito, assim como eu. Conversamos muito e tivemos que respeitar a cultura do outro, e, quando chamo ela de "pequena", ela já sabe que e uma forma carinhosa do maranhense chamar ela, e ela me chama de "guri". É muito bacana conviver com as culturas. Aprendemos muito um com o outro.

Qual é a expectativa para a final do Dança dos Famosos?

As expectativas são as melhores. Espero que possamos conquistar esse título e eu dar essa alegria para o povo maranhense. Acredito que a dela seja tão otimista quanto a minha.

O que vocês estão preparando para vencer o concurso?

Muita dança! Estamos apostando no inesperado. Estamos preparando uma dança tradicional, ao mesmo tempo, com temperos inovadores, que é nossa marca.

A Sheron vem sendo elogiada, a cada domingo, pela sua participação na Dança. A que você atribui essa facilidade dela com a dança? E até que ponto a sua contribuição profissional ajuda no sucesso dela no concurso?

Quando você se entrega de corpo e alma ao que faz, você pode ter certeza que o resultado vai ser diferente. Ela vem se mostrando muito entregue ao que esta fazendo e isso faz toda a diferença. Acredito que ela, como disse um jurado, tem, no DNA, a dança, que ele tem a dança dentro dela só precisava ela descobrir isso. Acredito que a minha contribuição foi despertar dentro dela o que já existia mais ela não sabia. O que eu tento fazer, no concurso, é mostrar os valores dela como dançarina. Eu procuro sempre fazer com que ela apareça, e isso ajuda muito no concurso. Além do mais, trabalhamos em equipe, e o mérito é sempre de todos que participam dessa equipe.

Você acredita que a sua participação na Dança dos Famosos pode incentivar os maranhenses a buscarem a dança?

Eu ficaria muito orgulhoso se isso acontecer, pois a dança traz uma paz de espírito, uma alegria que as pessoas não encontram em nenhum outro lugar. Além do que, se eu consegui chegar até aqui, outros maranhenses também poderão. Acredito muito no nosso potencial artístico. Temos grande dançarinos maranhenses, que só precisam de incentivo para mostrar seu potencial, e, espero que, agora, não só o poder público, mas a iniciativa privada possa dar mais apoio aos nossos artistas.

Qual recado que você deixa para quem tem interesse pela dança?

Que se você realmente acredita no seu sonho, corra atrás, que pode demorar um ano, dez anos, mas um dia você vai realizar, pois, há, mais ou menos, cinco anos atrás, quando eu falava para os meus amigos que um dia eu iria trabalhar na Globo, todos riam de mim. Hoje estou aqui, com um sonho realizado. Quem sabe você não será próximo? Trabalhe, estude e aproveite cada oportunidade que tiver, que um dia assim como eu você vai chegar la, ou aqui.

Quais são os seus projetos pós-Dança dos Famosos?

Primeiramente, vou ministrar um curso em São Luís no mês de agosto, na escola Corpo e Alma. Falta só definir a data. Como esse ano eu estou morando em São Paulo, espero continuar meus trabalhos por lá e continuar a viajar pelo Brasil, e, quem sabe, pela Europa e Estados Unidos ainda esse ano. O futuro, a Deus pertence. Estou nas mãos dele e continuarei me guiando por ele e com ele. Para finalizar, gostaria de agradecer primeiramente a Deus porque todas as glórias são dadas a ele e a todos que direta ou indiretamente acreditam no nosso trabalho, assim como gostaria de reforçar meu pedido de voto ao povo maranhense para esse domingo, dia 25, que o dia da grande final. Conto com vocês, "pequenos" e "pequenas" grandes pessoas. Abraços e tudo de Deus e de dança a todo o povo maranhense.

Nenhum comentário: